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Pele - Cuidados gerais



A pele é o orgão que nos protege, como primeira barreira de defesa, contra as agressões do meio exterior e de agentes microbianos. Ela sofre ação do tempo e envelhece também pela ação solar.

Por isso, requer cuidados importantes para se mamnter saudável.

A exposição inadequada ao sol faz com que a pele apresente manchas, fique ressecada e com aspecto enrugado, quando poderia apresentar-se macia e sem manchas. O fumo e o álcool prejudicam o aspecto saudável da pele.

Cuidados gerais para manter uma pele bonita e saudável começam com uma boa e balanceada alimentação - rica em fibras e líquidos e pobre em carboidratos e gorduras.

Atividade física regular é importante para ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática de todo o corpo, assim como a  oxigenação dos tecidos, queimar calorias e aumentar o tînus muscular e elasticidade da pele. Além disso, o exercício físico promove comprovados resultados  benéficos sobre o humor e capacidade de enfrentar situações estressantes, o que também se reflete no aspecto da nossa pele.

Adequada proteção contra o sol, com uso diário de hidratantes e filtro solar com proteção de no mínimo, FPS 15. FPS significa Fator de Proteção Solar e indica o tempo que a pessoa pode permanecer ao sol de modo mais seguro. Por exemplo: se uma pessoa sem proteção manifesta uma leve vermelhidão (qual é o início da queimadura solar) após 10 minutos de exposição ao sol, ao utilizar o FPS 15, poderá permanecer um tempo de 15 vezes maior (ou seja, 150 minutos, ou 2 horas e meia) até que se inicie a tal vermelhidão.

Assim, FPS 15 não significa que a pessoa pode permanecer no sol por 15 horas direto e sim, que ela deverá usar o filtro solar, pelo menos a cada 2 horas e meia. Esse tempo varia pois cada pele tem uma  sensibilidade diferente d a outra quanto a queimaduras. Aplique o filtro solar 20 minutos antes de se expor ao sol, em todo o rosto e corpo, espalhando-o uniformemente. Convém reaplicá-lo a, pelo mmenos, cada 2 horas. Se mergulhar na água, mesmo que o filtro seja a prova d'água, é bom repassar com o corpo já seco. O mesmo vale se você não entrou na água, mas transpirou muito, lembre que as orelhas, nuca e peito dos pés também queimam e a menos que haja qualquer restrição, também vale a pena proteger os lábios e peele em torno dos olhos.

Evite expor-se ao sol entre 10h e 16h. Se não houver forma de evitar isso, procure ficar sob a sombra e proteja-se com chapéus e óculos de sol.


Lembrar que a exposição da pele ao sol é necessária à ativação da Vitamina D, necessária à absorção de cálcio pelo nosso organismo. Dez minutos são suficientes, mas não esqueça de que ficar embaixo do sol todo encasacado não adianta nada: é preciso que a pele sem nada em cima seja exposta. Ah! Lembre também que durante estes 10 minutos é melhor não usar o filtro porque ele não deixa acontecer a ativação da Vitamina D.

A manutenção de hábitos saudáveis, como não fumar, não beber, boa higiene e hidratação, com ingestão de pelo menos 2 litros de líquidos ao dia.

Contato com algumas frutas (figo, limão, etc.), maquiagem, perfumes, medicamentos e cosméticos podem levar a reações da pele, especialmente quando exposta ao soll, provocando manchas, bolhas e até queimaduras.

Crianças também e, especialmente, devem sempre usar o protetor solar, já a partir de seis meses de idade. Antes disso, não devem se expor à radiação do sol, devendo permanecer à sombra e bem protegidos com chapeuzinho ou toquinha e roupa adequada.




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